quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Banzeirando na localidade de Cujubim

A jornada iniciou-se no dia 22 de novembro, o Barco "Comte. Nossa Senhora Aparecida" saiu de Porto Velho a noite, navegamos então até a primeira parada: Localidade de Cujubim Grande.

Uma subida íngreme, Chicão Santos à frente da equipe subiu o barranco para iniciarmos o processo de reconhecimento da localidade, nosso principal objetivo foi o diálogo com os representantes das escolas da região, afim de levarmos os espetáculos teatrais até as crianças da localidade. Após o mapeamento, fechamos apresentações em três escolas, duas de nível fundamental e uma de nível Médio.

O projeto iniciou a rotina de apresentações na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deigmar Moraes, onde os atores Léo Carnevale e Nivaldo Motta apresentaram ao público - em grande maioria crianças na faixa etária de 8 a 12 anos -  cenas mágicas e improvisos, os personagens Afonso Xodó (Léo Carnevale) e O Dorminhoco (Nivaldo Motta) deram um show de variedades e sincronismo, arrebentando e aguçando o imaginário do público.

Enquanto isto, na Escola Professor Raimundo Nonato - faixa etária de 13 a 20 anos - o ator Tancredo Silva, com o Velho Justino e suas poesias matutas, fazia o público cair na gargalhada, contando seus "causos" e interagindo com os alunos. Um fato que chamou a atenção (Segundo Márcio Silveira, do Grupo Teatral Manjericão), foram os nomes que estavam em uma lista de professores do colégio, a grande maioria derivações de nomes estrangeiros (Dhieni, Cristian, Stalen, etc), fato que deu ao Justino sair com tal pérola: "Viche! Aqui todos têm nomes importados?" Porque não colocam João, Maria, José, Raimundo, que fica mais fácil pro véio! Todos caíram na gargalhada.


Após o almoço um grupo menor composto por Chicão, Léo, Nivaldo e Thallisson foram até uma escolinha de ensino básico situada em Cujubim menor, onde a atenção dos pequeninos foi um ponto marcante na apresentação. Todos participativos e curiosos, o que nos levou a refletir sobre o quanto a arte popular acrescenta o ensino e inspira essas crianças e sua construção social.




A Jornada continua. Próxima parada: Localidades de Bomserá e Agro-vila

2 comentários: